domingo, 1 de junho de 2008

Aflitos

Fraternidade Estelar - FE,

foi nesse estádio que demonstramos nosso estado: aflitos.

Tomar de 3 do Náutico, ter mais uma vez penalidade não marcada, jogador expulso e detido, bem como presidente recebendo voz de prisão é algo que não combina com a estirpe alvinegra da ética e boa conduta. O que está errado? Será que somos nós? Será que é o mundo?

Antes de mais nada, confesso que - pela primeira vez no ano - não vi/acompanhei o jogo. Estava fazendo pratica de zazen - meditação zen budista - aqui em Santa Teresa, no Rio. Bacana vivenciar como os ensinamentos de Buda são desenvolvidos e aplicados de maneiras tão distintas, mantendo contudo a unidade de seus princípios, tanto no budismo tibetano - do qual faço parte -, quanto no zen budismo japonês. E o que isto tem a ver com o tema inicialmente abordado?

Tudo. Comentava ontem com o assessor de imprensa do Botafogo, que acabara de conhecer em um open house de um amigo em comum, que estamos - time, diretoria e torcida - vivenciando o arquétipo da jornada do herói - sim, estou completamente enebriado pelas aulas de psicologia junguiana: aprendemos a perder, a sermos roubados, a sermos humilhados, a nos identificar e saber de nosso valor, mas ainda não estamos sólidos nesta etapa. Ainda estamos precisando de uma confirmação exterior, que de fato não precisa vir: já provamos nossa força, que somente não levou a um título devido a fatores externos (roubo). E agora, deixamo-nos abater por outros fatores externos e perdemos para nós mesmos, pois estamos reféns do medo - da zoação, da derrota. E o fato é que isto tudo não importa: só perde quem está disputando, só é quase quem está chegando e nada deve abalar nossa confiança no sólido e correto trabalho que está reerguendo o clube nos últimos anos.

Por isto que é necessário parar, meditar, refletir, contemplar todo o nosso potencial e fazer ajustes leves, mas fundamentais.

É saber se tornar imperturbável, não se deixar abalar por nada, pois NÃO HÁ DERROTAS PARA QUEM NASCE GLORIOSO. Esse deve ser nosso mantra, aí deve residir nossa força, a FÉ de que nada nos tira a glória, pois já nascemos assim: em nossa alma está tatuada a Estrela que nos conduz e cuja Luz deve ser nosso norte para seguirmos para o alto e adiante. Com FOCO e a a certeza de que somos insuperáveis nada nos deterá.

Não marcaram uma falta? Expulsaram injustamente? Dê aquele leve sorriso de quem sabe que estamos sendo prejudicados e canaliza a energia (libido) para jogar ainda mais. Não deixa a raiva, a frustração e demais sentimentos negativos tomarem conta e nos destruírem ainda mais. Precisamos controlar nosso lado negro para fazer a Estrela brilhar cada vez mais: PARA CADA INJUSTIÇA, UM GOL.

E para quem acha que estou viajando, trago citações do livro 'O herói e o fora-da-lei' (ed.Cultrix/M&M). No início da terceira parte do livro, lê-se que "os que deixam sua marca no mundo" são de 3 tipos: "Herói, Fora-da-Lei e Mago".

O lema do Herói é "onde há vontade, há um caminho"; o do Fora-da-Lei é "as regras são feitas para serem quebradas"; o do Mago é "pode acontecer" - daí já consigo pescar que nosso título poderá acontecer somente quando soubermos quebrar o tabu ao encontrarmos o caminho trabalhando diretamente em nossa vontade e ela não pode ser discurso, tem que ser prática cotidiana. Não devemos ter vergonha de sermos o que somos, temos que ostentar com orgulho nossa Estrela, certos tanto das nossas sombras, quanto de nosso eterno brilho. Se continuarmos a nossa jornada guiados por essa Luz, sem nos determos a questões exteriores, venceremos. Primeiro a nós mesmos e depois a qualquer um que passe por nosso caminho.

Vejamos a 'ficha' de cada arquétipo e reflitemos se estamos ou não trilhando o caminho de marcarmos o mundo e escrevermos história, com B de Botafogo.

Herói

Desejo: provar o próprio valor por meio da ação corajosa e difícil
Meta: exercer a mestria de modo a melhorar o mundo
Medo: fraqueza, vulnerabilidade, "amarelar"
Estratégia: tornar-se tão forte, competente e poderoso quanto lhe for possível ser
Armadilha: arrogância, desenvolver a necessidade de que exista sempre um inimigo
Dons: competência e coragem
Conhecido como: guerreiro, cruzado, libertador, super-herói, soldado, atleta vencedor, matador de dragões, competidor, jogador de equipe
Motivação: o desafio o chama
Nível 1: desenvolvimento de fronteiras, competência e mestria, que se expressam por meio da realização e são motivadas ou testadas por meio da competição
Nível 2: tal qual um soldado, cumprir seu dever para com o país, organização, comunidade, família
Nível 3: usar sua força, competência e coragem em algo que faz diferença para você e para o mundo
Sombra: desumanidade e necessidade obsessiva de vencer

Chegamos nos últimos dois anos bem em todos os campeonatos, mesmo sendo claramente prejudicados e com elencos teoricamente menos favorecidos. Contudo nos deixamos abater pela cobrança exterior de títulos (necessidade obsessiva de vencer) e nos descontrolamos - sem contudo nunca termos deixado de ser éticos.

Fora-da-Lei

Desejo: vingança ou revolução
Meta: destruir aquilo que não funciona (para si próprio ou para a sociedade)
Medo: não ter poder, ser comum ou inconseqüente
Estratégia: rebentar, destruir ou chocar
Armadilha: passar para o lado sombrio, criminalidade
Dom: irreprimível, liberdade radical
Conhecido como: rebelde, revolucionário, vilão, selvagem, desajustado, inimigo, iconoclasta
Motivação: sente-se desprovido de poder, com raiva, maltratado, sitiado
Nível 1: identifica-se como marginalizado, dissociando-se dos valores do grupo ou da sociedade de modo tal que foge diante dos comportamentos e da moralidade convencionais
Nível 2: comporta-se de modo chocante ou destruidor
Nível 3: torna-se um rebelde ou revolucionário
Sombra: comportamento criminoso ou prejudicial

"Eu estou furioso e não agüentar mais isto" é uma frase que se identifica tanto com este arquétipo quanto com o que se passou hoje em campo, nos Aflitos - e quem não está? Mas a diferença é como conduzir tudo doravante. Parece-me que o arquétipo do Mago pode nos ajudar em nossa jornada heróica.

Mago

Desejo: conhecer as leis fundamentais do funcionamento do mundo ou do Universo
Meta: tornar os sonhos realidade
Medo: conseqüencias negativas inesperadas
Estratégia: desenvolver uma visão e vivê-la
Armadilha: tornar-se manipulador
Dom: encontrar resultados 'ganha-ganha'
Conhecido como: visionário, catalisador, inovador, líder carismático, mediador, xamã, agente de cura, curandeiro
Motivação: pressentimentos, experiências extra-sensoriais ou sincronísticas
Nível 1: momentos mágicos e experiências de transformação
Nível 2: a experiência em fluxo
Nível 3: milagres, passar da visão para a manifestação
Sombra: manipulação, feitiçaria

Acho que já se pode perceber onde quero chegar não?

Estamos passando por uma experiência de transformação e que deverá nos revelar que a cura está em nós. Para alcançarmos nossa meta de sermos campeões é necessário fazer com que revolucionemos nossa postura e modo de pensar: recriemos nossa ética, continuando a mantê-la limpa, mas mais rigorosa com o adversário para que não tenhamos que ser rigorosos com nós mesmos. Conhecer mais como as regras funcionam e usar tudo a nosso favor, sem perdermos nossa integridade. Parar de reclamar do exterior e focar na superação interior: revolucionemos a nós mesmos para revelar todo o Glorioso Poder que nos levará a fazer a diferença.

Bem, o importante é parar de se abalar com o mundo exterior, se focar e ter certeza de nossa força: seremos campeões.

SAN

K1

2 comentários:

Anônimo disse...

Primeira mente, quero parabenizar pela iniciativa! Um blog desse naipe era o que faltava para podermos discutir de forma inteligente a situação do nosso Glorioso!

Gostei mto desse texto e acho que ele toca num ponto mto importante:
"Para alcançarmos nossa meta de sermos campeões é necessário fazer com que revolucionemos nossa postura e modo de pensar"

Isso é o que tenho falado pra todo botafoguense que conheço e aconselho que façam o mesmo todos os que lerem esse post! Chega de reclamar das arbitragens e tribunais por nos 'desfavorecerem'. Somos maiores e mais fortes que isso. Mas acho que alguém deve levar isso principalmente pra dentro do clube, pro jogadores e diretoria. Aliás, seria mto bom que algum deles lesse esse texto tb!

NÃO HÁ DERROTAS PARA QUEM NASCE GLORIOSO

K1 - AnjoAlvinegro22 disse...

dthief, estamos recrutando mais redatores, se estiveres interessado, entre em contato.

SAN

K1