sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Vitória magra - dieta de campeão?

O time mudou quase 100% e até por isso mesmo uma goleada como a do ano passado não poderia ser esperada, mas 1 a 0 e com destaque para dificílimas defesas salvadoras de Renan é algo que chega a preocupar.

Ainda mais quando vemos a arbitragem errando tanto e tanto mais para os eternos 'flavorecidos'.

Mas, falando do que interessa: o horário que fez da partida um jogo para sortudos, estudantes, aposentados e vagabundos me impossibilitou ir ao estádio e me obrigou a assistir o jogo na TV de plasma do Itahy. E mesmo assim não consegui chegar na hora tão cedo e perto do final do dia de trabalho ele começou: acabou que perdi o único gol da partida.

Que fique a dica para a diretoria levar mais gente ao Engenhão: horário das 20h30 e até 21h30 é bem mais indicado. Botafoguense trabalha!

E dá trabalho. Como o time se movimentou e demonstrou agilidade em toques, surpreendente para um time ainda em fase de entrosamento e o que reforça a declaração do Alessandro: 'a torcida pode confiar nesse grupo'.

De fato gostei bastante de uns pontos, nem tanto de outros. O toque rápido e objetivo, bem como as defesas sensacionais de Renan foram os destaques positivos, enquanto que a falta de retenção da bola no meio, do combate no meio-campo e toques errados propiciando contra-ataque e pressão adversária foram os negativos, ao qual se soma a ineficácia em ampliar o placar, correndo por diversas vezes risco de ceder o empate e complicar o que estava facilmente dominado.

Como sempre faço quando vejo jogo no Itahy registrei-o in loco e reproduzo aqui as tortas linhas.

Cheguei com 1x0. E estou gostando do que vejo. Toques rápidos, jogadores voluntariosos, querendo. Espero que não seja apenas o fator 'início de temporada'.

Paulada em falta batida por Juninho, belo chute. Até aqui, 29min do primeiro, o Botafogo tem confirmado a grata surpresa.

Que defesas de Renan - espalmou bem pro lado e não pro centro e fechou bem o canto na sequência, evitando o pior com defesas mostrando agilidade, reflexo, posicionamento e arrojo -, após a defesa falhar na rifada da bola, aos 31 min. Sobrou no bico da grande área, na dúvida, dá chutão pra frente, senão acaba dando chance de chute direto, como aconteceu.

Aos 37 min. Renan salva novamente. É necessário traduzir a superioridade em gols, senão podemos acabar levando.

Aos 47min. do primeiro tempo, linda jogada pela esquerda do ataque, que resulta em forte cabeçada na trave. Aos 48 min. bela e perigosa jogada. O Glorioso vai pro intervalo pressionando.

A volta pro segundo tempo evidencia que o Ney viu o mesmo que qualquer um: Léo silva está aquém do time, vamos ver o Batista, que entrou em seu lugar. Mas Ney também recuou o time para recompor o meio, colocando Tulio Souza no lugar do Diego. Precisamos ampliar a vitória e não nos fechar, isso aqui é Botafogo, não é Ipatinga! Mas vamos lá, perdemos demais a bola no meio-campo e isto não é descabido de todo estrategicamente falando. Mas dá dó ver o Botafogo ganhando apenas de 1x0.

Aos 10min. do segundo tempo quase gol em mais uma bela e forte batida de falta de Juninho, que aliás, jogou muito bem.

Mais pro final da partida entra Laio, nosso atacante promovido dos juniores. Cai na área pede penalidade e leva cartão amarelo. Juro que não sei não, viu. De resto, algumas boas tabelinhas e destaque para um chute rente a trave de Alessandro, após cortar na diagonal metade do time do Macaé.

O jogo transcorreu... tão assim, sei lá, que nem anotei mais nada... e, acabou. 1 x 0 Botafogo e a certeza de que estamos no páreo, mas falta muito pra chegar lá ainda.

Mais entrosamento, um zagueiro estilo Renato Silva, um meia estilo Diguinho e um atacante estilo Jorge Henrique.

Aí Victor Simões, um dos nomes da partida junto a Renan, vai deitar e rolar: esse cara promete, anotem. Magosuel também, apesar de mais discreto nesta partida.

A vitória foi magra, mas o suficiente para nos alimentar e deixar no páreo. Será que é a dieta de campeão, guardando os demais seis gols - em comparação ao placar do ano passado - para distribuir pelas demais partidas? Sem excessos, equilibrados?

Apenas o tempo dirá. Torço para gritar 'É Campeão!'

SAN

K1

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sei estou mal acostumado vendo o Dodô no comando do meu ataque por algum tempo, mas achei o ataque do Botafogo mto fraco técnicamente. Se vc prestar atenção eles não encararam nenhum zagueiro e não conseguiam segurar nenhuma bola na frente. Outro ponto coisa que me enervou mto tb foram o chutões da zaga... um pouco de calma não faz mal a ninguém e ali não tem nenhum zagueiro inexperiente não... temo que melhorar! E muito!