segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Homenagem à Enciclopédia

O dia era de homenagem ao Nilton Santos, este patrimônio que temos a honra e a responsabilidade de caber apenas a nós e à seleção tê-lo na história circunscrita pela quatro linhas e inúmeras alegrias que nos deu este que é Glorioso e sempre será: a Enciclopédia do Futebol.

Justas homenagens, mesmo levando um susto de início, revertido corretamente em goleada, como merece nosso mestre. E com direito a centésimo gol no Engenhão, marcado por Fahel. E a artilharia do campeonato, com 5 gols, 2 dos quais Victor Simões marcou hoje: e anota o que escrevo, ele cavou o amarelo e está mordido para jogar a final antecipada no domingo. A arquibancada já urrava: "ô urubu, pode esperar, a sua hora vai chegar".

Cantei, mas confesso que apreensivo, pois se levamos sorte em duas bolas na trave e um gol entre tantas outras jogadas de desatenção e falta de entrosamento de um time aquém como é o Bangu, com apenas um ponto ganho por motivos óbvios, preocupo-me quando penso em enfrentar Zé 'entortador' Roberto e cia. sob a batuta do Cuca, que sabe armar uma retranca-ofensiva como poucos: e foi assim que dançamos contra o Volta Redonda. Mas, clássico é clássico e somos os únicos que podem acabar com essa vergonhosa sequência e restituir o que é nosso de direito: o campeonato carioca, que seria o tetra!


Resumindo o jogo, amplo domínio e algumas falhas gritantes como a falta de pernas e de bocas de Juninho e Renan, cuja indecisão, de ambos, levou ao gol adversário. A bola de Reinaldo que teimava em não entrar, apesar de ter dados dois bons passes para os gols e se movimentar bem. E Thiaguinho: definitivamente tem que se parar de aplaudir suas corridas para evitar laterais, porque isto só acontece porque ele não está corretamente posicionado, deixando de ocupar a lateral de maneira a se tornar de fato opção de jogadas.

Victor Simões foi o nome do jogo pela raça, precisão e faro de gol de sempre. Até aqui a melhor contratação do Glorioso, disparado. Fahel marcou o primeiro dele pelo Botafogo, terceiro na partida e centésimo do Engenhão. Que os números sejam cada vez mais positivos.

Vale ressaltar que podia ter sido uma goleada ainda maior se a pontaria estivesse mais afiada - de todos que, e isso é positivo, chutaram a gol - e Reinaldo com sua estrela na órbita correta, ele ainda está se alinhando à Constelação! Alessandro teve sua dedicação e superação recompensada pelo quarto gol da partida, em primoso cruzamento que penso ter sido do Maicosuel, que aliás bateu o córner para a cabeçada do primeiro gol com precisão: quando vi que ele iria bater sabia que seria gol, tanto que tirei foto.

Vamos subir à serra para pegar o Friburguense, que venceu o Volta Redonda em VR city: ou seja, não será jogo fácil. Melhor ainda, pois nos prepararemos para o domingo, que é quando teremos um tira-teima de quem é o melhor do Rio de verdade: só não vale roubar, avisa pro pessoal de lá!

E vamos comparecer torcida! Hoje tinha menos de 4mil pagantes e renda em torno de R$65 mil... isso não paga nada no final do mês. Depois ficam reclamando que o clube não paga salários em dia, que não contrata à altura da nossa tradição de seleção... e você, tem se comportado como? Tem ido apoiar? Tem pago ingresso, contribuido como sócio-torcedor ou algo neste sentido?

Vamos fazer valer, tem jogadores querendo no time: vamos lotar a arquibancada de torcedores com vontade de apoiar incondicionalmente que é isso que, somado a uma diretoria pé no chão, fará a gente brilhar acima das nuvens!

SAN

K1

2 comentários:

Unknown disse...

"Mesma escalação, outro time..."
Seria confuso entender, não fosse bem isso que tivesse acontecido ontem.
O mesmo time que desastrosamente perdeu para o voltaço, teve uma boa atuação contra o bangu.

Sem duvida, o time tem muito a melhorar, mas parece que nessa partida, jogou o time que deveria ter entrado em campo contra o volta redonda.
Claro que ainda continuo achando que Fahel não pode ser o homem base do meio, mas até que ele teve uma boa atuação(apesar de me parecer um pouco timido ainda).

Victor Simões continua infernal na frente, Reinaldo(coitado) continua em busca do seu segundo gol e Maicossuel deu o ar da graça(meio que timidamente tb) novamente.

Para a proxima partida, a tendência é que o Ney mantenha o esquema, aí veremos se o botafogo de verdade foi esse do jogo contra o bangu ou o do jogo contra o volta redonda.

*Wellington não pode de jeito nenhum ser reserva do Emerson!!!

**Não vou comentar a falha de Juninho/Renan pq acredito que isso foi apenas um erro de comunicação, além de ter sido bom para ver o time reagir sob uma situação adversa.

***LG não foi mal na zaga. Mesmo achando que ele tem de ser volante, tomara que pegue o jeito de jogar como 3º zagueiro.

SAN

Beto

Anônimo disse...

O time ainda precisa de um entrosamento melhor pra render mais. Tem alguns jogadores que se mostram muito tímidos e/ou inseguros, o que me deixa apreensivo para os momentos decisivos que estão por vir.
Faço coro com o Beto : "Wellington não pode ser banco do Emerson!!!"

Anderson