terça-feira, 12 de agosto de 2008

104 anos de brilho intenso

Parabéns Glorioso!

Em 12 de agosto de 1904 nascia no Largo dos Leões - clara indicação de como o time seria guerreiro - o Botafogo Football Club.

O clube nasceu de uma conversa entre dois amigos durante uma aula. Flávio Ramos e Emmanuel Sodré estudavam juntos no colégio Alfredo Gomes e durante uma aula de álgebra ministrada pelo general Júlio Noronha, que se arrastava, nascia a primeira idéia de fundar um clube, através de um bilhete passado por Flávio a Emmanuel, que dizia: "O Itamar tem um clube de football na rua Martins Ferreira. Vamos fundar outro no Largo dos Leões? Podemos falar aos Werneck, ao Arthur César, ao Vicente e ao Jacques". Leia mais nestes dois links do Wikipedia: a instituição e a história.

Qual clube pode se vangloriar de ter o maior número de jogadores cedidos à seleção a ponto de se confundir com a mesma? Qual clube é o único que tem a Enciclopédia do Futebol como patrimônio? Qual clube é o único que tem domínio na terra, água e mar - conquistando títulos nestas 3 esferas em 1962? Quem aplicou a maior goleada em campos brasileiros? Quem encantou mais de 100 cidades nos 5 continentes? Quem é única entidade esportiva brasileira campeã em três séculos distintos, XIX, XX e XXI?

E, finalmente, quem pode comemorar a data de sua fundação no Dia da Arte?

Apenas tu, ó eterno Glorioso!

Que envergas as barras, bravas e amorosas, alvi e negras, e ostentas no peito o símbolo divino que a todos nos conduz e no campo seduz como a arte com força e delicadeza.

Apaga as velinhas com o regozijo de tua história e a acende a chama de nosso coração, brilha em nosso peito Estrela Solitária transbordando orgulho e paixão.

Saudações AlviNegras,

K1

Um comentário:

Unknown disse...

Lindo o texto!!
Parabéns Glorioso , vc é a razão da minha existência.