domingo, 29 de março de 2009

Tudo sob controle - mesmo? Não inventa, Ney!

Perder a invencibilidade, de virada e com duas falhas da zaga e uma já tradicional ajuda do juíz aos 45 minutos do segundo tempo é motivo suficiente para azedar o final de semana. Mas algo me faz sair animado do clássico.

Em três oportunidades durante o dia eu pressenti e comentei que iríamos perder de 2 x1 este jogo, dando o troco na final e reiniciando a escrita de não perder em campo para o time da cartola por mais e próximos três anos. Inclusive um amigo tricolor comentara que podiamos levar esta, contanto que deixassemos a vitória na final para eles - comentário ao qual retruquei dizendo que havia previsto o mesmo, só que ao contrário. Que se cumpra minha profecia: sejamos campeões em cima do Fluminense, com gol de Victor Simões e Maicosuel.

Senão pensemos: melhor hora não havia para a escrita ser quebrada. Se ganhássemos deles - como sempre o fazemos quando a disputa é no campo e sem a conveniente ajuda do juiz que marca falta inexistente aos 45 min - iríamos entrar na disputa da final contra eles de salto alto, não é verdade? É bom o time encarar suas limitações.

Mas chega também, ?

Chega de armar o time errado e perder o meio de campo como o fizemos no primeiro tempo, onde só nos defendemos. Maicosuel é homem de ligação e chegada, sem ele no meio ficamos com um bloco defendendo-se como pode, com inúmeros, infrutíferos e perigosos chutões que nem iam tanto pra frente assim, possibilitando algumas jogadas perigosas daqueles cuja torcida grita tão fino que mesmo em maioria absoluta não era escutada direito. Grita que nem macho: foi o que os poucos alvinegros presentes fizeram, apoiando sem parar.

Aqui dou razão ao Reinaldo: cadê a torcida? Perder em número para a torcida do Flu, pequeninha é piada da época do fusquinha. Vamos mobilizar pros caras sentirem a pressão e serem motivados.

Se bem que a motivação é financeira e ela dita a regra dos dois jogos na final de campeonato para dar renda extra para os clubes envolvidos. Não é a toa que nosso time não é a sombra daquele campeão da Taça Guanabara.

Se querem levar também a Taça Rio tem que se esforçar mais: como perderam bolas bobas hoje, tanto no meio campo, quanto no ataque. E a defesa, sólida durante todo o jogo deu duas bobeadas cruciais: deixou o menino e rápido Alan dominar, girar, avançar e chutar no canto pra marcar o primeiro. Aqui jaz a pergunta: foi tão no canto a ponto de não ser defensável? É momento de questionar tudo.

E como é que a barreira me abre assim? Vacilo com o Renan, por outro lado também foi relativamente perto dele... enfim, fácil culpar o goleiro, mas o fato é que a defesa deu mole porque não ganhávamos nada no meio campo e não tinhamos chegada ao ataque, isolado e improdutivo.

Nosso gol saiu de uma jogada sensacional de Maicosuel, que derrubado, converteu a penalidade existente com uma belíssima paradinha - magistral. Ah se o time fossem 11 dele!

Melhorou no segundo tempo, quando voltamos a jogar taticamente como nas melhores exibições até aqui, com Maicosuel - o melhor junto com Thiaguinho - como homem de ligação e o mediano Diego no ataque - se até Reinaldo estava perdendo gol feito, porque ele também não podia cometer suas lambanças? Mas tudo isto deixa um registro: NÃO INVENTA NEY!

E outro: precisamos de banco para o ataque e para o meio, urgente! E botar gente rápida na defesa - aliás, o que aconteceu com a marcação, deixamos muiiiitos espaços hoje.

De resto foi isso, que tiremos de fato uma lição disto tudo e ganhemos a Taça Rio para evitar infartos coletivos.

E mais: pro Brasileiro e pra Sul-Americana, bem como Copa do Brasil este nível apresentado desde a final da Taça Guanabara não serve nem pro início.

Vamos ganhar FOGO!

SAN

K1

2 comentários:

Gil disse...

SAN,
O culpado de tudo isso é o NF!
A defesa do eterno time da terceirona é igual ou pior que a nossa e o cara vem com um único atacante. O Reinaldo, atualmente, só sabe falar da torcida. Acho que está tentando arranjar um culpado para os gols perdidos, como hoje, em que pode decidir o jogo e fazer com que a torcida tenha confiança e volte a empatia com o time.
NF vê outro jogo. Elogiou a defesa nas entrevistas.

Abs e Sds, BOTAFOGUENSES!!!

K1 - AnjoAlvinegro22 disse...

Concordo contigo, Gil.

Elogiar nossa defesa e ainda por cima armar o time com um atacante e meio... pq isso é que foi pior: tirar o Maicosuel do meio pra botar ele lá na frente. Conclusão: ficamos sem meia de ligação e perdemos o meio de campo. Não é possível que ele não tenha feito esta leitura.

Enfim... concordo quanto aos gols perdidos, mas acho que ele também tem razão de reclamar: a torcida tem que comparecer mais!

SAN

K1