domingo, 3 de maio de 2009

Pura ilusão, tudo.

Antes de mais nada, parabéns ao Cuca e ao Bruno. Ao primeiro porque livrou-se da nhaca e ao segundo porque foi o único do lado de lá que fez por merecer o título. Porque apesar de falarem da torcida deles, a nossa, em beeem menor número, calou-os durante todo o segundo tempo. E porque o Cuca, como sempre, recua o time e mexe mal. Pra eles não faltou nada, a não ser duas expulsões e uma penalidade a nosso favor no primeiro jogo, mas atemo-nos a este.

Aliás, se eles acham que estão com um bom time, vai vendo... só pra lembrar que até aqui reina a igualdade de placares, onde só levaram a melhor nas penalidades - tirando 2008, 2007 e 2009 as quatro partidas foram empate de 2x2. Coisas que só acontecem ao Glorioso...

Mas estamos falando de Botafogo e temos muito o que dar parabéns também.

Primeiramente a Maicosuel, o artilheiro e craque do campeonato, cruelmente caçado e machucado pelos urubus.

Parabéns também à parte da torcida que compareceu e lotou a cadeira verde. À parte da torcida que não foi e deixou a amarela vazia, meus lamentos, porque vocês não sabem o que perderam: a chance de dar aquele algo a mais que poderia fazer a diferença. Os jogadores fizeram.

Não se pode negar que o time todo lutou muito até o fim e que o Ney Franco mexeu muito bem dentro das limitações de elenco que tem.

E quantas limitações, algumas até auto-impostas: como perder uma penalidade em um momento crucial de uma final - e que poderia lhe confirmar como artilheiro do campeonato? Como bater duas penalidades 'manjadas' e entregar a disputa?

Meu primo Caio, 15 anos, é que comentou comigo: Bruno pula sempre no 'canto bom' do batedor. Foi assim que pegou o do Victor Simões e do Leandro Guerreiro - e de certa maneira também o do Juninho. Léo Silva que acabou trocando de lado - bate normalmente no outro, no qual o Bruno pulou - marcou com tranquilidade. Vale ressaltar que de todos que perderam o único menos mal batido foi o do Victor Simões: o do Leandro Guerreiro foi a meia altura e nem no canto foi direito;o do Juninho também foi a meia altura, no meio e aquém da tradicional força; o do Victor Simões apesar de mais pro canto também foi a meia altura e sem muita força.

Vale, contudo ressaltar alguns jogadores pelo conjunto da partida: Juninho, que além do golaço de falta ainda jogou muito bem, evitando inclusive um gol claro do Emerson (dessa vez o deles!); Leandro Guerreiro incansável no combate e desarme, bem como preciso nos lançamentos - não merecia ter perdido a penalidade, tal qual Juninho; Tulio Souza que reencontrou o bom futebol e mostrou que vai ser muito útil nesta temporada, que golaço - aliás, Túlio Souza acabou não aguentando e foi substituido.

Aliás, vale analisar isto: todos que jogaram e correram muito durante a partida acabaram perdendo a penalidade, reparem só. Será que o Ney Franco não deveria ter prestado atenção nisto? Será que todo o time estava tão desgastado? Será que 'aquilo' eram nossos melhores batedores? Devemos confessar que os do lado rubro-negro da força eram melhores batedores, deixando Renan sem chance de se consagrar. Mas não dava para treinar?

Quando tudo estava igual e o capitão deles foi expulso, reprisando com papéis trocados a final de 2007, achei que finalmente a sorte havia mudado de lado: o empenho dos jogadores e a torcida que apoiou sem parar mereciam.

Mas tudo bem, pura ilusão achar que com um banco aquém das necessidades do Glorioso conseguiriamos chegar mais longe - e o banco volta a ser o mesmo problema das duas outras finais perdidas. Eduardo e Tulio Souza entraram bem, mas Diego, Jean Carioca e cia não estão a altura de Maicosuel e Reinaldo. E já viu que não dá pra depender de Victor Simões, que perdeu a chance de coroar não apenas o Glorioso, mas também a si próprio.

Agora é segurar o Maicosuel, contratar mais dois atacantes e um meia que joguem bola e focar no brasileiro pra morder uma Libertadores.

Pela lógica seremos campeões cariocas ano que vem, já que esse ano repetiu 2007 e em 2006 fomos campeões.

Não há derrotas para quem nasce Glorioso e luta até o fim, jamais nos renderemos.

SAN

K1

4 comentários:

Anônimo disse...

Só tenho das coisas a reclamar: os penaltis muito mal batidos e a falta de melhores opções no banco de reservas. (Ainda podemos corrigir a segunda!)

Avante Fogão

Flávia R. disse...

Disse tudo! Juninho e Guerreiro não mereciam perder o penalti.. deram o sangue em campo e, infelizmente, não conseguiram ir até o final com o mesmo sucesso! Do lado deles, uma mão santa como a do Bruno fez toda a diferença! Alías, o fato do Juan ter gritado é campeão foi uma das coisas que mais me irritou.. pq ele, de fato, é um homem que não merece!

Fogão, sempre!!!!

Unknown disse...

Po Klaus, o botafogo jogou bem sim, pra mim se não fosse a qualidade do passe do time do flamengo, o botafogo ia cercar a marcação e sufocar o mengão.

O Ney Franco armou bem o time, mas é aquilo cara, final é final, tem N fatores pra se levantar um caneco.

Agora, fala sério, aquele bando de jogadores caindo foi piada né? Impossível dar caimbra ou machucar todo mundo daquele jeito ao mesmo tempo..

Mas enfim, cada um com seus artifícios. O que me impressionou foi o nosso querido capitão Fabio Luciano querendo transferir-se para o vôlei com aquela bela CORTADA dentro da área! hahahaha

Belo espetáculo de futebol, parabéns aos dois times, pq torcida foi indiscutível certo?

Abraços!
SRN

Cara de 30 disse...

Boa descrição. Agora temos que levantar a cabeça que o brasileirão já começa no embalo. Com alguns reforços podemos pensar em algo melhor do que Sulamericana. Se não vier reforço nenhum, infelizmente, penso que teremos que nos preocupar em não descer este ano.

Abraços!