quinta-feira, 10 de julho de 2008

Momento de reflexão e decisão

Após a piaba desconsertante que levamos do Vitória podemos tomar dois caminhos:

Mandar todo mundo tomar ... vergonha na cara, partir pra grosseria e ficar revoltado com Deus e o mundo; ou

Respirar, redobrar a fé em nós mesmos, agradecer a Deus por sermos alvinegros - esta dádiva de termos nascidos assim Gloriosos, deixarmo-nos conduzir pelo brilho da Estrela e com sua Luz refletir o que está acontecendo para encontrarmos a saída.

Opto, como sempre o tenho feito, por respirar e meditar sobre, pois revolta e violência nunca levaram muito longe, por mais que tais sentimentos às vezes afloresçam no íntimo de cada um de nós, devemos ser mais fortes e sábios que estes impulsos primitivos. Afinal, somos de estirpe celeste, devemos nos comportar como tal.

Fato

Há muito, mas muito tempo não levamos uma sova tamanha, estando o time completamente perdido em campo e sem organização para reagir, por mais que tenhamos visto empenho e força.

Variáveis

a) Treinador - é o responsável por dar o conjunto e as diretrizes ao time em um planejamento tático
b) Time e elenco - são os responsáveis por executar o planejado e, em última instância alcançar as glórias
c) Tocida - são os responsáveis por apoiarem incondicionalmente o time, inclusive criticando construtivamente
d) Diretoria - é a responsável pelo planejamento estratégico, garantindo ao nível tático-técnico as armas e ferramentas necessárias

Interpretações

a) O time é o mesmo da Era Cuca, com elenco limitado, mas o quase campeão se tranformou no quase no chão.
b) O que antes vinha sendo o forte deste ano, a defesa, parece um queijo suíço
c) O que era o forte há mais de um ano, o ataque, parou de agir
d) O que antes sustentava o orgulho alvinegro, o futebol bonito e convincente, desapareceu e dá a graça apenas em poucos lampejos

O que é necessário é entender quando isto tudo começou.

Com a chegada de Geninho? De certo este não soube manter o nível e está aquém, ao menos na condução deste grupo, que o Cuca.

Mas não podemos nos prender a isto.

Cuca chegava apenas ao quase porque não tinha elenco que desse sustentação ao seu planejamento tático, que por sua vez não conseguia dar vazão ao planejamento estratégico da diretoria, que não contratou corretamente para este ano, entregando ao Botafogo um elenco aquém da ascenção obtida no ano de 2007 - fomos um dos três times com maior público. Se investissemos corretamente no elenco, continuariamos lotando os estádios, algo longe de acontecer hoje em dia.

A torcida, por mais que tenha pecado aqui e acolá, tem feito seu papel e não pode ser cobrada, apenas incentivada a comparecer e torcer sem parar pelo Botafogo, não por este técnico ou aquele jogador.

E, em se tratando de jogadores, alguns estão bem abaixo do que se espera. Por que será?

Não podemos culpar o Geninho pelo Ferrero fazer duas faltas ridículas, pelo Wellington Paulista ficar tanto tempo sem fazer gols, pelo Jorge Henrique passar mais tempo em vôo e caído do que produzindo. E estou falando de nossos melhores. Nem vou citar os demais com receio de ser injusto. Tanto quanto se foi injusto com o Cuca na Copa do Brasil ou será que foi dele a culpa do Zé Carlos trocar o lado e a altura na hora de bater a penalidade e fazê-lo de maneira tão displicente?

O que podemos cobrar do treinador são jogadas ensaiadas, conjunto, motivação, solidez tática e física. A execução é exlusivamente responsabilidade dos jogadores.

Resoluções

a) mudar o técnico
b) contratar elenco - jogadores que sejam reforços, não remendos
c) fazer promoção para lotar o Engenhão para fazer renda com a massa e a massa fazer o time render

Simples assim.

Dizer que o Vitória estava em noite inspirada é a mais pura verdade, mas não posso fazer a justa enaltação da conquista baiana, pois tenho medo de que isto camufle todas as nossas falhas. Por mais inspirado que tenham sido, 5 a 2 não é placar para nosso Glorioso.

A cena emblemática do jogo é a quem o endiabrado Marquinhos, do Vitória, está cercado por 3 alvinegros e ainda consegue realizar a jogada - parecia de fato haver 3x mais jogadores do Vitória em campo, mesmo com todo o empenho desorganizado do Glorioso.

E não adianta ler que Diguinho acha que o time dará a volta por cima após a goleada: isto é obrigação. Tal qual é deixar de ir à boite em meio ao campeonato; isto é questão de profissionalismo. Parece que o próprio Botafogo está se boicotando.

Castillo não pegaria aquela bola nem com 10 cm a mais - o cara não nunca mais acerta aquele chute - e quase pegou a primeira penalidade. A segunda nem existiu - foi fora da área! -, mas independente disto, fica o esporro: Que m3rd4 é essa Ferrero? Duas penalidade no mesmo jogo?

E na primeira, uma puxada ridícula de camisa, acintosa - cara-de-pau de nossos jogadores ainda ficarem reclamando. Se é homem de fazer a falta, sejam homens de encarar as conseqüências. Foco na vitória - pra cima deles e sem chororô.

De bom ontem apenas a quebra do jejum de Wellington Paulista. Que volte a fazer muitos gols e a nos dar muitas alegrias. Wellington Paulista, nós gostamos de você!

Está faltando o Mestre Cuca na cozinha do Botafogo! Ou alguém que dê um tempero de vencedor a esse feijão do Fogão. Do jeito que está, é sopa pro adversário e restos e migalhas pra gente.

O olé da torcida baiana dava um aperto na gola do manto, uma dor no peito. Sou alvinegro, não tem jeito.

Com fome de títulos e sede de vitórias, no soro da fé e posologia do apoio incondicional,

SAN

K1

2 comentários:

Francisco Lima disse...

Atenção, atenção, blogueiros botafoguenses deste imenso Brasil. Ouviram as nossas preces...

Deu no 'Lance.net, às 15h40m:

Geninho não é mais treinador do Botafogo
Técnico não resiste à goleada por 5 a 2 para o Vitória

O técnico Geninho não está mais à frente da equipe do Botafogo. Após reunião nesta quinta-feira, a direção alvinegra decidiu por encerrar o vínculo do treinador com o Glorioso. Geninho não resistiu à goleada sofrida por 5 a 2 para o Vitória nesta quarta-feira, no Barradão.
Geninho já havia tido sua permanência no clube questionada após a derrota para a Portuguesa e o empate sem gols com os reservas do Fluminense, ambos no Rio de Janeiro, mas ganhou sobrevida com a vitória sobre o Grêmio por 2 a 0 no último fim-de-semana, no Engenhão.
Agora a diretoria se mexe para contratar um novo treinador. Vágner Mancini (Vitória), PC Gusmão (Figueirense), Dorival Júnior (Coritiba), Ney Franco (sem clube) e até mesmo Cuca (Santos) são alguns nomes cotados. A direção alvinegra terá de agir rápido, já que o próximo compromisso é domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro.
Geninho deixa o Botafogo após cerca de 40 dias no comando técnico. Ele acumulou duas vitórias, um empate e três derrotas e deixa o Alvinegro na incômoda 16ª posição no Campeonato Brasileiro, a dois pontos da zona de rebaixamento à Série B. Confira o retrospecto de Geninho:
8/6 - Botafogo 2x1 Coritiba - Engenhão
14/6 - Internacional 2x1 Botafogo - Beira-Rio
21/6 - Botafogo 0x1 Portuguesa - Engenhão
29/6 - Fluminense 0x0 Botafogo - Maracanã
6/7 - Botafogo 2x0 Grêmio - Engenhão
9/7 - Vitória 5x2 Botafogo - Barradão

Foda são os nomes para substituí-lo. Até o Cuca está na relação... Meu Deus do céu!...

K1 - AnjoAlvinegro22 disse...

Francisco,

achei os nomes razoáveis até. Quem você indicaria?

sou todo ouvidos!

SAN

K1