sábado, 14 de junho de 2008

Amor à Estrela - Citações AlviNegras

Reproduzo aqui três citações postadas na comunidade oficial do Botafogo no Orkut e que me inspiraram para fazer o post que publicarei a seguir. Aproveito e abro com a citação do Armando Nogueira que é uma das coisas mais lindas que já li sobre nosso Glorioso e que me emociona toda vez que leio.

"O Botafogo tem tudo a ver comigo: por fora, é claro-escuro, por dentro, é resplendor; o Botafogo é supersticioso, eu também sou. O Botafogo é bem mais que um clube – é uma predestinação celestial. Seu símbolo é uma entidade divina. Feliz da criatura que tem por guia e emblema uma estrela. Por isso é que o Botafogo está sempre no caminho certo. O caminho da luz. Feliz do clube que tem por escudo uma invenção de Deus". (Armando Nogueira)

"Não há clube de sensibilidade mais à flor da pele, com mais orgulho de Grande Espanha do que o Botafogo. Eis por que ele está sempre disposto a topar paradas, a se meter em encrencas, a arriscar até a própria vida por uma coisinha. Nada que o atinja e mesmo que não o atinja, mas que ele julgue que foi para atingi-lo, é coisinha para ele. Ele devia ter nascido em outra época. É a única flor retardatária de capa-e-espada que surgiu depois dos 1900." (Mário Filho)

"Ser Botafogo é possuir uma espada de fogo e luz para enfrentar, iluminar e desbravar. É apreciar claras definições e alternativas extremas: o preto e o branco. É ser súbito, franco e seguro de si. É saber o que quer e querer o que sabe.

Ser Botafogo, é ser estrela solitária ou solidária, é tomar partido, ousar e desbravar, é insistir e crer onde os fracos desistem.

Ser Botafogo mistura nobreza sem aristocracia com popularidade sem demagogia. É furar, ultrapassar, chegar, enfrentar pedradas, tormentas e adversidades e sempre conhecer a melhor matéria do próprio sonho.

Ser Botafogo é saber desconfiar da desconfiança. É deprimir-se e recolher-se até voltar a labareda. Ai é bater de frente, olhar firme, detestar receio, medo, mentira e derrisão. É conhecer o risco e ousá-lo e fazer tudo com categoria e vontade de viver. É vencer.

Ser Botafogo é buscar a forma nobre de competir e saber empunhar a estrela solitária da vitória interior e a estrela solidária às melhores formas de amor. É fazer da vida, festa e furacão; flor e labareda; esperança e realização. (Artur da Távola - Tricolor)

"Todos os torcedores se parecem entre si como soldadinhos de chumbo. Têm o mesmo comportamento e xingam, com a mesma exuberância e com os mesmos nomes feios, o juiz, os bandeirinhas, os adversários. Há, porém, um torcedor, entre tantos, entre todos, que não se parece com ninguém e que apresenta uma forte, crespa e irresistível personalidade. Ponham uma barba postiça no torcedor do Botafogo, dêem-lhe óculos escuros, rapem-lhe as impressões digitais e, ainda assim, ele será inconfundível." (Nélson Rodrigues)

Inconfundíveis, diferentes, especiais. Precisamos redescobrir e nos revestir novamente com esta áurea gloriosa, imaculada, inabalável: simplesmente não podemos perder, perder pra ninguém.

Está escrito na Estrela: não há derrotas para quem nasce Glorioso!

SAN

K1

Nenhum comentário: