segunda-feira, 9 de junho de 2008

Do alto da Leste Superior, algumas considerações

Ganhamos novamente de maneira sofrida - desta vez do Coritiba.

O juíz apitava as faltas com peso 3x1 a favor do Coxa e deixou de dar, no mínimo, uma penalidade clara a nosso favor - aquela no Carlos Alberto, no primeiro tempo. E ainda teve outra, no segundo, no qual o Fábio levou cartão por suposta simulação.

Compareceram poucos torcedores - a Constelação sofreu com a falta de peças-chave e de seus artefatos principais (Estrelas e o FOGO de isopor desfalcaram) - mas os que compareceram apoiaram bem no primeiro tempo e novamente voltaram mornos para o segundo, como o time, que fez um Blitzkrieg no primeiro e ficou sonolento no segundo. Alguns diziam que será esta a marca do retranqueiro Geninho, recuando o time para garantir resultados.

Não sei.

Gostei do time jogando mais aberto pelas laterais, de ver o Luciano Almeida de volta e bem, de ver a entrega do Zé Carlos (ele tava de sacanagem com o Cuca?), o cada vez mais absoluto Diguinho, o cada vez mais estável e combativo Alessandro e a habilidade e coragem do Carlos Alberto, que marcou pela primeira vez com a camisa do Glorioso.

Precisavamos de um jogador assim, como o Carlos Alberto, tipo o Zé Roberto, o indisciplinado que com correta condução dá aquele algo a mais para um comportado e ético time Glorioso, a parcela Negra do time Alvo de nossos amores. Só não pode deixar ele comprometer o conjunto com seu lado marginal - basta contê-lo e conduzí-lo corretamente que sua força impulsionará o conjunto e trará mais respeito ao Glorioso.

Renan bateu roupa num lance de falta após o qual se redimiu 120% com um defesaço cara-a-cara e quase pegou a penalidade. Assegurou que quanto ao quesito gol não teremos outro problema senão o fato de termos mais de um titular na equipe. Assim, certamente, nossas metas estarão guardadas corretamente este ano.

Não gostei das seguintes atuações - bem como não curti o esquema tático que deixou o WP isolado lá na frente:

- Wellington Paulista - o que está acontecendo com nosso artilheiro? Perdendo gol feito e ainda caindo bastante.

- Lucio Flavio - há tempos que o Maestro não desequilibra a não ser em penalidades. Fez um lançamento hoje que levou todos a perder a paciência e ao seu companheiro o fôlego

- Túlio - há tempos que não é o Túlio que aprendemos a amar. Tem errado muitos passes, atrasado jogadas, dado um combate menos eficaz que o do Diguinho (este sim um monstro nesta temporada!)

- Leandro Guerreiro - não consegue repetir o desempenho do ano passado. Hoje cansou de levar bolas nas costas.

- Edson - relativamente lento; talvez o que o tenha levado a cometer a penalidade

Reafirmo contudo meu apoio e crença nos atletas acima.

Quem eu gostaria de ver no time:

- Wellington Jr. - entrou todas as vezes bem e tem velocidade, além de muito potencial
- Ferrero - de longe o melhor zagueiro alvinegro, na minha concepção; não consigo entender por que ele é preterido por Bruno Costa e Edson

Quem não está bem - ou não se enquadra no patamar alvinegro - e pode ajudar a fazer caixa para contratação de reforços de verdade:

- Abedi - não conseguiu repetir o desempenho que o destacou no Vasco; não é ruim, mas precisamos almejar patamares estelares
- Adriano Felício - sua principal função seria marcar gols, correto? Deixo então os números falarem por si.
- Marcelinho - não jogou bem nas oportunidades que teve e já se disse insatisfeito
- Marcos Leandro - temos 3 excelentes goleiros, agora que o jovem Luis Guilherme se profissionalizou; ademais não se saiu bem quando exigido no ano passado

Não sei o que falar tanto do Fábio, quanto do Vanderlei que chega por aí, direto do banco quentinho do Atlético Mineiro - só o fato de que precisamos de gols e mais gols. E que temos o alvinegro de verdade Alexsandro com disposição pra entrar a qualquer momento - raça e amor não lhe faltam.

Bem, foi o que deu pra eu perceber lá de onde eu estava. A visão, contudo, ficaria mais bonita se tivesse mais gente presente. Pergunto-me se não vale fazer uma promoção para lotar mais o estádio e ganhar mais com a quantidade.

Meu xará corneteiro a quem encontrei no intervalo proferiu umas verdades: se fomos o segundo maior em renda/público no ano de 2007 por que não ousar e investir mais e, principalmente, melhor para o ano de 2008. O único reforço - e mesmo assim compensação devido à saída do Zé Roberto - foi o Carlos Alberto. Merecemos mais time. O Cuca merecia. O Botafogo merece.
Aí entra a questão quem contrata no Botafogo? E quem, por exemplo, escala Bruno Costa ao invés do Ferrero?

Muitas indagações. Parece que o jeito é esperar pelas cenas dos próximos capítulos. Que rumo tomaremos? Como saber, se sofremos para ganhar do Coritiba, desfalcado de 5 ou 6 titulares.

O Botafogo precisa de reforços já - principalmente porque o título da Sul-americana dará vaga na Libertadores 2009. Caminho mais glorioso não há.

Eles reforçam por lá e nós por aqui e, principalmente, nas arquibancadas.

Nosso dever: apoio incondicional!

SAN

K1

Nenhum comentário: