sábado, 21 de junho de 2008

Taí o que vocês queriam, corneteiros!

Pois bem, acho que agora já deu pra ver como será nosso Brasileiro: novamente o campeonato do quase. A diferença que agora estaremos no grupo dos quase rebaixados. E torçam por isto, viu.

Não falo somente por mais uma alarmante derrota em casa, com 3x mais chutes a gol que o adversário. Não falo apenas pelo jejum de 12 jogos do WP. Não falo unicamente por ver os salários atrasados em mais de 60 dias, como há meses não se via. Não falo exclusivamente pela notícia de que nosso xodó e artilheiro com Estrela comprovada pode voltar do futebol alemão direto para o Inter, ao invés de reforçar o Fogão. Não falo restrito ao costume de há muito não perder tantas partidas seguidas, dentro ou fora de casa.

Falo por tudo isso e muito mais.

Falo saudoso de uma época onde eu olhava para o banco e via um grupo mediocre rendendo mais que o esperado porque tinha um treinador de verdade e com brios. Falo de uma época não muito longínquoa, menos de um ano, quando éramos favoritos a tudo e já detentores do título de melhor time do Brasil, sem ao menos levantar uma taça - isso sim é moral.

Mas queriamos mais e deixamos a nossa ganância e falta de humildade serem inflados pela mídia que pelo visto nos concedia nosso valor um dia e o tirava no outro. Ao invés de enxergarmos o crescimento sustentável do valor alvinegro, nos iludimos com o outro de tolo vendido pela FlaPress. Ao invés de uma retórica ancorado em nosso coração glorioso, adotamos um discurso apequenado e medroso, imposto pela pressão externa. Deixamos que nos roubassem em campo, mas principalmente, em nossas almas: não era necessário termos esperança - a última das calamidades retidas na caixa de Pandora. Bastava termos a certeza de nossa evolução e trajetória ascendente e que com fé - o amor da alma gloriosa - e apoio incondicional seriamos todos campeões, mais cedo ou mais tarde. Quiserem os corneteiros que detonaram nosso time e, principalmente, nosso identificado e comprometido treinador, que fossemos campeões mais tarde.

O que nos resta hoje em dia?

Um técnico apático, um ataque cardíaco de tanto perder gols, além de jogadores que não se encontram em campo e dão espaços para os adversários pararem, mirarem, cruzarem e cabecearem; sem contar uma saída quase em falso e uma falta de vontade de se jogar na bola pra defender uma cabeçada que... bem, não quero ser injusto do alto de minha decepção. Até porque quem falhou mesmo foi o defensor que acompanhava o atacante e o deixou cabecear sozinho de cara pro gol e, em último caso, quem deixou aquela bola ser cruzada.

Vou deixar o coração esfriar e voltar a ter a chama moderada do Fogo Eterno; por enquanto ardo de paixão e me consumo por inteiro por saber que a história poderia ser outra.

Se houvesse uma estrutura psicológica do time e, principalmente, da torcida, o que acabaria por refletir na diretoria que contrataria um time de verdade - estádio lotado paga jogadores -, com habilidade e capacidade de decisão: porque técnico tinhamos. Basta ver a diferença de rendimento que o time já apresenta.

O principal exemplo de nossa fase é a melancólica seqüências de destaques da página de notícias do Botafogo na Globo.com:


  1. Lusa confirma boa fase e bate o Glorioso no Engenhão - desculpem os patrícios paulistanos, mas a Lusa pode estar na fase que for, é nossa obrigação a vencer em casa
  2. Título de 1989 comemora 19 anos - bacana, emocionante, mas quem vive de passado é museu
  3. Pesquisa comprova crescimento de torcidas mirins de Flamengo e São Paulo - sinceramente, era para nós estarmos nesse pelotão de frente e isto apenas a nossa auto-estima pode fazer pela gente
  4. Palermo esteve perto de reforçar o Bota - mais um quase; ridículo isto ser notícia, ainda mais com destaque
  5. Bebeto se reúne com jogadores e promete empenho para pagar salários - os jogadores também prometem empenho, os torcedores prometem empenho, todo mundo promete. Mas quem é que vai começar a cumprir? O caso André Lima de fato me deixou chateado com os envolvidos.

A situação está tão ruim que mesmo perdendo de 1x0 a chamada principal da página é:

Ataque falha e o Alvinegro tropeça em casa
Jejum de Wellington Paulista chega a 12 jogos e time perde por 2 a 0 para a Portuguesa

Incrível, não?

Indico um acompanhamento psicológico baseado na teoria dos arquétipos, de C.G. Jung, a dispensa de alguns jogadores que já mostraram não se enquadrar nas pretensões do Glorioso de voltar a brilhar como nunca deveria ter deixado de brilhar - a nossa última convocação à seleção comemorou 10 anos recentemente, a contratação do André Lima e de mais 3 jogadores de peso, com currículo vencedor.

Ah sim, quando puder, chama o Cuca de volta. Não precisa ser nenhum Geninho pra ver que a fórmula atual não vai funcionar.

Enquanto isto, nosso dever, enquanto torcida, é lotar o estádio e apoiar incondicionalmente, deixando para criticar construtivamente nos fóruns adequados e de maneira responsável.

SAN

K1

3 comentários:

psyfreaka disse...

achei que a constelacao gloriosa fosse um movimento em prol do botafogo, e nao do cuca

DEIXA DE SER CUQUETE, CLONE DO NALBERT ! gosta tanto de ser 'quase'? entao vira quase-homem, muda de sexo !

K1 - AnjoAlvinegro22 disse...

E é a favor do Glorioso.

Se você se der um pouco mais de tempo para ler mais poderá se elucidar.

Talvez até absorva um pouco do nível do debate que gostamos de levar - a saber: um pouco mais elevado que o infantil ataque ao gênero.

Todavia, permaneço homem e também fiel ao apoio do sério trabalho realizado, deixando a você a oportunidade de ficar se debatendo tabela abaixo, parando mais ou menos perto do nível de seu comentário.

O lamentável é que estamos todos no mesmo barco e estarei caindo junto.

Quem sabe em algum momento você não acorde e veja que o problema não era o (bom técnico) e sim o pouco dinheiro e o deficitário elenco.

SAN

K1

.organico.blog. disse...

Que nosso glorioso está mal das pernas é de conhecimento de todos.

Mas não é de conhecimento de muitos a evolução estrutural de nosso clube. O nosso time "do quase" foi o Unico time do BR a disputar todas as competições do inicio de 2007 para cá, digo isso pq apesar da derrota de hoje, lembro que o campeonato está apenas no começo.

Nossos jogadores estão devendo, estão lógico que estão, mas vale lembrar que alguns remanescentes do time do quase de 2007 não hesitaram em nos abandonar.

E nossa "torcida" se apoio nessa balela plantada pela flapress de "time do quase" e simplesmente ABANDONARAM.

Esses "torcedores" não sabem que os jogadores vão, os tecnicos vão, mas nós ficamos... e esse NÓS são aqueles que pagam ingresso e vão para o Engenhão apoiar nossa estrela e xingamos sim mas apoiamos também.

Desculpe se me exaltei demais, mas a verdade é que eu estou PUTO não com a torcida mas sim com alguns "torcedores" que insistem em sua mediocridade e não comparecem, não apoiam e só sabem desminorizar nosso glorioso.

Para esses "torcedores" deixo uma mensagem: VIREM URUBU e sigam a massa alienada e os estereotipos plantados por aqueles que ganham a vida tentando desminorizar nosso glorioso.